RSS

A adolescência não existe.

28 out

É mesmo, se pararmos para pensar…
Tirando fora o negócio da puberdade e outras coisas relacionadas ao corpo…
Vou dividir dois entendimentos sobre o que é a adolescência:

1.A adolescência entendida como um conjunto dos comportamentos: aquele que é irresponsável, rebelde, inconsciente, inconsequente, estereótipo, inseguro, alienado(adolescente seria então o maior palavrão ou xingamento que já vi) e outros.

2.A adolescência entendida como parte de uma cronologia de vida, ex: adolescente é a pessoa que tem entre 11 e 14 anos.

Na maioria das vezes não há essas divisões, a adolescência é entendida como o conjunto de comportamentos tais como o que acabei de citar dentro de uma parte de uma cronologia de vida, ex: a pessoa que tem entre 11 e 14 anos tem esse conjunto de comportamentos, pois é um(a) adolescente, o que eu acho uma babaquice sem tamanho porque há muito “adulto” assim por aí e muitos “adolescentes” que não são assim.

A adolescência seria uma invenção ridícula, que atrapalha o ser humano e ameaça nosso futuro, a partir do momento em que ela é uma invenção ela existe, mas, quando dizem sobre adolescência eu levo muito em consideração que aquilo varia muito de pessoa para pessoa, logo não existe, deu para entender?

Para você ter uma idéia, os estudiosos (que estudam sobre a adolescência) até hoje, pelo menos alguns deles, não tem uma definição mesmo, uma resposta concreta, certa, afirmativa do que seja a adolescência, é como diz Voltaire,”  eles estão procurando, num quarto escuro, um gato preto que não está lá!”

Logo só é adolescente ou, só vive essa inútil invenção quem quiser.

 
21 Comentários

Publicado por em 28/10/2010 em Sem categoria

 

Tags: , , ,

21 Respostas para “A adolescência não existe.

  1. Harry Sixërs

    28/10/2010 at 16:29

    Pior que é verdade isso.
    Curti o blog.

     
  2. Wesley

    28/10/2010 at 16:33

    Na verdade realmente não existe, existe apenas a vida que todo mundo vive de forma igual, acho que essa ideia de juventude muito banalizada ultimamente, da impressão que o jovem não faz parte da sociedade!!

     
  3. Mark

    28/10/2010 at 16:36

    Huum, interessante. A adolescência na minha visão é o período de tempo da transição da inocência infantil para a realidade adulta. Isso pode acontecer a qualquer idade variando da experiência de cada vida. A adolescência não é um período de vida de estereótipos de rebeldia, mas sim uma fase de amadurecimento que pode despertar a qualquer momento de várias formas diferentes.
    Um abraço.

     
  4. bruno

    28/10/2010 at 16:59

    afff eu sou uma invençao

     
  5. Nessa

    28/10/2010 at 17:15

    Acho que as leis deveria servir para todos inclusivel adolecentes!!

     
  6. Maykel

    28/10/2010 at 17:30

    Olá seu blog está muito legal! gostei muito do texto! Adolescência é a fase do turbilhão emocional que nos deixa perplexos com tamanhas cagadas que cometemos por inconsciência e por impulso!!

    Obrigado!

     
  7. Camila

    28/10/2010 at 17:41

    aaah cara. Tem muita coisa fútil que rola na adolescência mesmo. Mas é FATO de que as mudanças que ocorrem nos deixam meio perplexos mesmo. todos seus hormônios estão explodindo… Jornal Nacional ou desenho? Salto alto ou tênis? Boneca ou Meninos? rs!! Coisas do tipo. mas as vezes o salto alto pode (deve) esperar.

    sucesso!

     
  8. Keytiane

    28/10/2010 at 18:28

    Olhando por esse ponto eu concordo com você.
    Adorei o texto *-*

     
  9. HeadShot

    28/10/2010 at 19:07

    Concordo totalmente

    muito bom seu blog

     
  10. Liur Matheus

    28/10/2010 at 22:19

    olha pelos pontos q vc colocou concordo totalmente e segundo, tem mt adolecente q é mt maduro e mt adulto q muito criança, claro q isso não é para todos

    http://acadasegundoumnovoverso.blogspot.com/
    @Dr_Hospicio
    @iurymatheuss

     
  11. CM

    28/10/2010 at 22:55

    #FATO

    “A adolescência é o período da vida em que os jovens se recusam a acreditar que um dia virão a ser tão estúpidos como os pais.” A. G. Madrigal

    Comenta no meeo blog?

     
  12. túlio

    28/10/2010 at 23:17

    Nossa, que tenso heim!
    Eu não concordo muito não… mas entendi o que quiz dizer.

     
  13. Fábio Ferreira

    29/10/2010 at 0:09

    Me identifiquei, na época de adolescência eu já era um mini adulto, mas as observações técnico-fisiológicas do post que mais gostei na estrutura do texto…

     
  14. Felipe

    29/10/2010 at 1:04

    eu acho que na adolescência a pessoa tem já a personalidade formada!!
    acho que pode se dizer que é um adulto!!

     
  15. Flavio

    29/10/2010 at 1:18

    Essa é uma fase muito interessante e ao mesmo tempo problemática da vida de uma pessoa, visto que ela percebe uma série de alterações no seu corpo, em sua mente e tem que lidar com uma série de “explosões químcas” pelo corpo. Além disso ainda tem todo o lado social: relação com os pais, escola, meio em que vive, etc. Ou seja, penso que é exatamente nessa fase que a pessoa vai mostrar a que veio ao mundo!

     
  16. Gabriele

    29/10/2010 at 3:07

    questão problemática.
    Os seres humanos tem a necessidade de nomear tudo. Então dividiram a vida em fase e começarama nomea-las. Eles fazem isso de acordo com a “maioria”. Ex: a maioria dos adolescentes são irresponsáveis, hormônios bombando e etc.
    então vamos classificar isso como adolescência.
    Como você disse isto não condiz porque existem adultos com comportamentos de adolescentes. AMs acho que divide-se por uma questão didática.
    A verdade é que seja lá qual for a definição de adolescência é você quem realmente a define.
    Se será ou não uma fase das burradas ou uma fase de amadurecimento é questão de cada um.

    Parabéns pelo blog.

     
  17. André

    29/10/2010 at 13:49

    discordo da pessoa que comentou que na adolescência a pessoa tem personalidade formada. Eu acho que é na adolescência que ela buscará essa personalidade, ela terá pelo menos uns 6 anos para encontrar. Adolescência é o período onde tu irá começar a alimentar tudo que tu fará na vida adulta.

     
  18. Junior

    29/10/2010 at 14:14

    adorei o post e também acredito q esxita adolescentes de todo tipo mas a maioria deles são alienados e Maria vai com as outras cada um no seu quadrado; as meninas adolescentes que participam de um grupinho todas curtem as mesma músicas estilo de roupa e etc os meninos caminham no mesmo sentidos com gostos diferentes do das meninas… e tudo vai depender do meio em que elas vivem e quem nunca se influenciou pelo gosto do amigo. agora falar em definir adolecente é bem difícil eu fui o adolescente mais adulto q eu conheci heheheehheh só não trabalhava mas tinha tanta obrigação e complicação q nem lembro de ter seguido a ‘tendência’ de um grupinho de amigos. rsrsrs
    abraços!

     
  19. MOA

    29/10/2010 at 15:20

    Na verdade eu fiquei meio confusa com esse post, a adolescencia não existe???
    Pra mim ela existe, assim como a infância e a fase adulta, ela é uma transição dessas fases, uma fase de formações, tanto de carater como de corpo…

     
    • rasmarley

      29/10/2010 at 17:17

      Antes também não existia infância. Na Idade Média o conceito era de adultos e de pessoas que serão adultas – portanto tinham que serem protegidas para não se quebrarem. Simples assim.
      .
      .
      .
      A adolescência só surgiu como conceito na década de 50, após a Segunda Guerra Mundial – e havia pessoas que não se sentiam mais crianças, nem adultos… o começo oficial é o filme Juventude Transviada.

       
  20. Rodrigo

    06/04/2015 at 1:43

    Isso é um grande rótulo da sociedade, alimentado pelo governo jurídico, mídia e medicina/psicanálise, é uma desgraça;

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: